Experiência das edições Base analisada em Congresso

com Sem comentários

«Edições Base:de trabalhadores para trabalhadores-uma experiência inédita» eis a comunicação que o Fernando Abreu, fundador e primeiro Coordenador da BASE-FUT, apresenta no 4º Congresso enLeio que tem lugar em Évora nos próximos dias 14 e 15 deste mês de setembro.

Subordinado ao tema Bibliotecas e Arquivos Outros : lugares abertos à leitura e à memória. o evento vai ter lugar no Colégio Verney-Universidade de Évora e conta com diversas comunicações sobre arquivos,bibliotecas e memórias de várias experiências sociais como o SOS /Racismo e a CGTP,procurando mostrar como lutam  por preservar os seus documentos e memórias, enfim, escrevendo História.

Segundo os seus organizadores ,todos investigadores das ciências sociais,«haverá ensejo para ouvir e debater histórias e narrativas profissionais e ativistas sobre bibliotecas, arquivos, centros de documentação outros, de iniciativa associativa, de classe, de movimentos sociais, de natureza diversa (material sonoro, textual ou visual) e com temáticas especializadas, sejam históricos ou em projeto. Os trabalhos orientar-se-ão para debater constrangimentos e realizações e dar a conhecer experiências e abordagens teóricas e tecnológicas.»

Uma iniciativa infelizmente pouco noticiada mas que mostra como no nosso País existe na Academia uma sensibilidade cada vez mais forte e atenta para as experiências de movimentos sociais e um olhar atento para as periferias.

A BASE-FUT participa com muito gosto, agradece e deseja bom trabalho e boas conclusões.

Comissão Organizadora:
Cláudia Sousa Pereira (CIDEHUS.UÉ); Paula Sequeiros (CES, UC); Maria José Carvalho (CES, UC); Nuno Medeiros (CEComp-FLUL.UL); Daniele Achilles (PPGB/PPGMS-UNIRIO); Luísa Alvim (CIDEHUS.UÉ).

 

Programa e inscrição

Junta-te à BASE-FUT!