«Enquanto o sol não se põe»-Memórias de José Vaz!

Manuela Guimarães*

Decorreu no passado sábado, dia 6 de maio, a convite da Vereadora do Pelouro da Cultura e Programação Cultural da Câmara Municipal de Gaia, Engª Paula Carvalhal, a apresentação do último livro de José Vaz “Enquanto o Sol não se Põe – Memórias”.

José Vaz é um “velho companheiro” em lides da BASE-FUT  e como tal conhecia-muitos dos seus campos de intervenção cidadã, conhecia-lhe a sua faceta de escritor prolífico na escrita para crianças e o seu interesse na investigação sobre a sua terra natal, Avintes, mas foi com imensa alegria que ouvi a sentida apresentação do livro, feita pela Professora Doutora Odete Boaventura. O Vaz divide o livro em quatro estações da sua vida, à imagem das quatro estações da natureza, para em jeito de  estórias nos contar episódios significativos da sua vida, testemunhos de um tempo revoluto, onde as pessoas então sem voz ganham voz e vez.

Pelos extractos na apresentação e pela intervenção do José Vaz, ficou-me uma vontade inadiável de leitura do que adivinho ser uma bela, importante e saborosa forma de memória, testemunho e transmissão dos valores que animaram o seu percurso individual, mas sempre inserido num colectivo, terreno de experiências de amizades, solidariedades e humanismo. A adesão à “JOC  -Juventude Operária Católica” pelos seus 18 anos, terá sido o despertar para esse destino onde aprenderia a Ver, a Julgar e a Agir, o valor da solidariedade, o respeito por quem trabalha e onde despertou para a sua própria valorização pessoal” (in https://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/jvaz.html) ao ponto de considerar que “A JOC bifurcou-me a vida em dois caminhos: o do antes e o do depois”.

Convido-vos a descobrir esses caminhos através da leitura do livro, onde muitos amigos militantes ou próximos da BASE-FUT, entre outros, se reconhecerão pois o José Vaz, como fez questão de citar a apresentadora do livro, tem uma palavra mágica que atravessa o livro “GRATIDÃO” pois em cada etapa, nomeia as pessoas que marcaram a sua vida e estiveram presentes nesses momentos importantes, fazendo questão de marcar a sua gratidão, tendo presente locais, datas dos acontecimentos e nomes dessas pessoas.

PS: Perdoem-me os autores das fotos partilhadas de utilizar uma delas para este artigo e já agora, consultem toda a produção literária deste nosso amigo… Um grande acervo para encantar os mais pequenos…

  • Coordenadora da Região Norte da Base-FUT

 

Junta-te à BASE-FUT!