Dois em cada cinco trabalhadores são afectados por problemas psíquicos

«Em Portugal, os problemas de Saúde Psicológica mais comuns (stresse, depressão ou
ansiedade) afectaram quase dois em cada cinco trabalhadores/as (33%), uma prevalência acima da média da União Europeia (27%) (Eurobarómetro, 2022).»Refere  documento que a Ordem dos Psicólogos Portugueses elaborou como contributo para o Livro Verde da segurança e Saúde no Trabalho encomendado ainda pelo anterior governo PS e que será publicado em breve.

«Segundo um estudo realizado em 2020, Portugal ocupa o primeiro lugar no risco de burnout na União Europeia. Um inquérito recente realizado pelo Laboratório Português dos Ambientes de Trabalho Saudáveis indica que mais de 80% dos/as trabalhadores/as portugueses apresenta, pelo menos, um sintoma de burnout (tristeza, irritabilidade, exaustão), sendo que 63% apresenta os três sintomas (LABPATS, 2022). O burnout foi incluído, em Janeiro de 2022, na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), depois de reconhecido pela Organização Mundial da Saúde,
em 2019, como síndrome ocupacional.»

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) é uma associação pública profissional que
representa e regulamenta a prática dos profissionais de Psicologia que exercem a profissão de Psicólogo em Portugal (de acordo com a Lei nº 57/2008, de 4 de Setembro, com as alterações da Lei nº 138/2015, de 7 de Setembro).

Junta-te à BASE-FUT!