A Nell-Breuning-Haus (NBH), organização de Alemanha membro do EZA, organizou em Lisboa um seminário internacional sob o tema “Abrir novos caminhos – utilização eficaz de novos métodos na formação”. O seminário realizou-se de 25 a 28 de Junho e contou com a presença de 20 participantes de organizações de Alemanha, Austria, Lituania, Croacia, Espanha, Romania e Portugal. Participaram nesse seminário a Antonina Rodrigues pela BASE-FUT e o Pierre Marie pelo CFTL. Tratava-se de refletir coletivamente sobre os seminários organizados no âmbito da rede EZA, com vista a permitir uma participação mais ativa.
Durante o seminário, Ilona Arcaro, diretora da Academia de Formação Contínua Cientìfica da Escola Superior Técnica de Colónia, desenvolveu uma reflexão sobre a aprendizagem e os metodos de ensino. Trata-se de desenvolver aprendizagens sustentável, que tenham impacto na sociedade. As tecnicas de educação não-formal e as dinâmicas de grupos são uma ferramenta fundamental para tornar os participantes actores da sua formação. Neste contexto, as novas tecnologias podem constituir ferramentos, sem, no entanto, perder de vista a dimensão humana e colectiva do processos de educação.
As formações desenvolvidas pelas organizações de trabalhadores devem procurar despertar a curiosidade e fortalecer um sentido crítico. No âmbito da rede EZA, a diversidade de contextos nacionais e o plurilinguismo constituem desafios mas também forças dos processos educativos. O seminário organizado pela NBH foi um momento importante para dinamizar futuros seminários da rede EZA.