As Direções Nacionais da BASE-Frente Unitária de Trabalhadores e da LOC/Movimento de Trabalhadores Cristãos estiveram ontem, dia 9 de setembro, reunidas em Lisboa para avaliação da situação social e laboral.Foram muitas as preocupações comuns com destaque para os problemas novos do mundo do trabalho relacionados com a actual situação de pandemia e com os desafios que enfrentam os trabalhadores nos locais de trabalho e no trabalho à distancia.
É convicção comum de que esta situação não pode legitimar a perda de direitos nem a exclusão de pessoas menos habilitadas com as tecnologias de informação e comunicação.
É convicção das duas organizações de que a luta pelo trabalho digno é hoje fundamental e passa nomeadamente por uma ação sindical credível e responsável, que demonstre a sua utilidade na defesa dos direitos dos trabalhadores. Esta questão deverá inclusive ser aprofundada num debate mais alargado a partir de experiências concretas. O trabalho continua a ser central na vida das pessoas , mas é preocupante o afastamento dos jovens trabalhadores da ação sindical.
Na reunião foi igualmente debatida e avaliada a actividade de formação de quadros no âmbito da rede EZA (Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores).