Quando perguntamos a Manuela Varela,Coordenadora Regional da BASE-FUT de Lisboa as razões de juntar militantes e amigos na sede nacional, para a tradicional sardinhada de verão ela responde-nos com a simplicidade que a caracteriza:«Sardinha come-se em muito lado…e boa! Um bom copo de sangria acompanha bem a sardinha e refresca…Mas o que junta as pessoas é o desejo de se verem, conversarem e conviverem.»
Pouco passava das 12 horas do passado sábado, dia 20 de Julho – o João e a Maria Lourenço lá estavam ao calor, de roda do assador – e que cheirinho!!A azáfama era grande – o Américo ultimando a sua bela sangria; outras companheiras acabando as saladas e também compondo a mesa das sobremesas – não faltam doces e também muita fruta variada.
Toca a dar o sinal – vamos começar o almoço – Avisa a Manuela.O cheiro abriu o apetite e a sardinha é boa e quente a pingar no pão.Mas o mais importante são as conversas que se cruzam. Há pessoas que não se viam há uns tempos largos – ouvem-se as vozes e gargalhadas. As histórias brotam e não acabam – são como as cerejas.
E já com o café a acompanhar um docinho, o Fontes canta uma canção. É agradável, mas não pega. As pessoas preferem a conversa …o porem “a escrita em dia”, como se costuma dizer.
São assim os convívios na BASE à volta da sardinha assada – come-se e bebe-se, mas o que torna as pessoas felizes é a conversa – o falarem e serem ouvidas. VIVA A AMIZADE E O CONVÍVIO.