Na Venezuela a solução deve ser política e pacífica

com Sem comentários

Como é do conhecimento geral, a Venezuela vive uma grave crise política, económica e humanitária. À carência de bens essenciais, incluindo medicamentos e comida, junta-se uma erosão rápida dos salários pela inflação, criando enormes dificuldades para os trabalhadores e camadas mais pobres da população e forçando à emigração maciça dos venezuelanos.

Esta crise tem-se agudizado com a recente radicalização do conflito entre governo e oposição, de que é testemunho tanto a autoproclamação Juan Guaido, líder da oposição, como chefe de estado como o entrincheiramento do presidente Nicolás Maduro numa posição de total recusa de diálogo.
Para a BASE-FUT, uma solução satisfatória e duradoura para esta crise tem de ser política e só pode ser obtida respeitando os direitos humanos, os princípios democráticos e a soberania da Venezuela. A BASE-FUT apela às partes em conflito para encetarem rapidamente o diálogo com vista à construção desta solução e evitarem o recrudescimento da violência e o espetro da guerra civil, ao mesmo tempo que alerta para os riscos e o carácter contraproducente da ingerência externa na crise venezuelana.
Assim, a BASE-FUT expressa o seu apoio à posição cautelosa do governo português e bem como às políticas de apoio à receção condigna dos nossos compatriotas que viviam na Venezuela e escolherem Portugal para se refugiarem nesta hora difícil.

 

Junta-te à BASE-FUT!