De 25 a 28 de setembro decorre em Amarante o seminário internacional sobre os desafios da qualificação dos trabalhadores na Europa, em especial das pessoas migrantes, promovido pela FIDESTRA-Associação para a formação, Investigação e Desenvolvimento Social dos trabalhadores e com o apoio do EZA-Centro Europeu para os assuntos dos Trabalhadores e da UE.
Os diversos painéis e mesas redondas centraram-se sobre as barreiras, experiencias e desafios que se colocam aos trabalhadores imigrantes e refugiados no espaço da UE. Particularmente interessantes foram os relatos e experiências de países como a Polónia e Lituânia no que respeita ao acolhimento dramático dos refugiados ucranianos, na sua maioria mulheres e crianças no contexto da guerra.
No evento participou uma delegação da BASE-FUT com uma intervenção sobre as condições de segurança e saúde no trabalho dos trabalhadores imigrantes.