Pilar dos Direitos Sociais e transição ecológica e digital

A Europa enfrenta atualmente o grande desafio de conciliar o crescimento económico com a transição ecológica e digital, sem deixar ninguém para trás. Esta transformação, embora necessária, não pode ocorrer à custa dos direitos sociais nem da coesão social e territorial. O Pilar Europeu dos Direitos Sociais serve como referência fundamental para garantir que essa transição seja justa, exigindo investimentos em formação, criação de empregos dignos e fortalecimento do diálogo social, especialmente num contexto marcado por desigualdades salariais, precariedade e a crescente influência da desinformação.

Neste contexto o CFTL participou, nos dias 4 e 5 de julho, no seminário “O Pilar dos Direitos Sociais numa Justa Transição Ecológica e Digital”, organizado pelo Centro Espanhol para os Assuntos dos Trabalhadores (CEAT), em Córdoba. O encontro abordou os impactos da digitalização no mercado de trabalho, a escassez de trabalhadores em setores emergentes, e o avanço de tecnologias como a eletrificação, a inteligência artificial e as mudanças na medicina. Reforçou-se a importância de construir uma Europa mais justa e humana, com empresas responsáveis e políticas públicas comprometidas com os direitos dos trabalhadores e a proteção social dos prestadores de serviços, com destaque para os exemplos vindos de Espanha.

A juventude terá um papel central neste processo de transformação. Para garantir o seu futuro, é essencial investir numa formação contínua, inclusiva e adaptada às novas exigências do mercado de trabalho. A combinação entre progresso tecnológico, sustentabilidade ambiental e justiça social só será possível com uma visão coletiva baseada em solidariedade, responsabilidade e participação ativa de todos os atores sociais.

O sociólogo e militante da BASE-FUT Helder Nogueira participou neste evento em representação do Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL).

Junta-te à BASE-FUT!