Alberto Piscarreta*
As áreas de Intervenção ao longo destes 50 anos situam-se de modo abreviado nos seguintes eixos:
Os militantes guiados pelo lema ” só os trabalhadores libertarão os trabalhadores” assumiram uma militância interventiva na criação do Sindicato dos Professores quer a nível nacional / regional quer a nível dos seus locais de trabalho/ Escolas.
2 – Associativismo
Na dinâmica da promoção cultural estivemos presentes como elementos activos na criação e dinamização de :
– comissão de Moradores;
– grupo de jovens de Albufeira/ Alfaghar Clube com dinâmicas culturais várias
– grupo Amigos de Portimão ( história local, teatro ,biblioteca e exposições )
– comissão de defesa do Património de Aljezur
– participação em encontros a nível regional e nacional sobre Associativismo
3 – Acesso à Cultura e ao Lazer
Em relação a este Eixo de acção muitas actividades culturais foram desenvolvidas pelos militantes da Base:
– a nível de Escolas/ Locais de Trabalho por alguns militantes foram desenvolvidas actividades culturais desde de teatro , jornalismo, biblioteca , viagens de estudo …
– Comissão Instaladora do Museu de Portimão que após 15 anos viu inaugurado o Museu numa Fábrica de Conservas( sendo as temáticas marcantes a Pesca e a Fábrica e as gentes que nelas laboraram ,entre outras)
– Roteiros históricos para o conhecimento do território dirigidos às escolas e
à comunidade
– Criação da Casa Teixeira Gomes, escritor e Presidente na primeira república
– Clube de Leitura , hoje existente .Em determinada altura foi ” renovado ” pela dinâmica de acções culturais promovidas pela criatividade do nosso companheiro José Vieira.
4-Edições Base
A mais valia da difusão dos livros editados pela Base que eram suporte de reflexão dos grupos para uma acção mais esclarecida a nível nacional e europeu de matérias sociais,económicas e ambientais.
5 – Encontros Internacionais
Foram um novo impulso e um renovado respirar para uma acção mais esclarecida a nível sócio- político pois tais encontros eram veículo para uma articulação com outras organizações de trabalhadores e outros movimentos sociais .
6 – E o 25 de Abril se foi cumprindo …
Volvidos 50 anos tornaram-se mais fortes a amizade e o companheirismo destes militantes destas terras do Sul que em encontros diversos ( nem sempre com assiduidade desejável ) têm vivido a sua intervenção política e cívica , uns como cidadãos activos na área cultural ,outros em cargos autárquicos ou mesmo presidindo empenhadamente em Municípios e Juntas de Freguesia, transportando , assim , para a vida o sentido de uma intervenção em prol do bem comum ,descoberto e apreendido nos encontros / Base e em actuações de outrora.
7- A Força contagiante dos que partiram
Lembrar neste encontro de Festa companheiros ” maiores que o pensamento ”
é um imperativo ético de uma comunidade forte e unida que é a Base.
Estes companheiros , agora recordados , viveram intensamente o espírito , a dinâmica e a audácia da Base-Fut. São eles :
ARSÉNIO CATUNA e
VIRGÍLIO FERREIRA
amigos e companheiros que dedicaram as suas vidas a lutar por uma sociedade
mais justa e fraterna.
Perante a sentida lembrança destes companheiros e a vivência festiva dos presentes é urgente lembrar neste tempo de mágoa e de luz opaca as palavras de Monsenhor Óscar Romero:
” A liberdade é a vossa única riqueza,gritem-na bem alto.Sempre que um homem reclama a liberdade ,é como um Sol para os seus irmãos . Os Servidores da liberdade não morrerão nunca,eles são a luz dos seus semelhantes”.
*Professor e militante fundador da BASE-FUT no Algarve