CGTP preserva memória do Movimento Operário e Sindical

com Sem comentários

No próximo dia 1 de Outubro, dia em que se comemoram os 54 anos desta central sindical, a CGTP-IN e a Câmara Municipal do Seixal inauguram, pelas 15 horas, o Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, na antiga fábrica da Mundet Seixal (Av. Albano Narciso Pereira).

O Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual irá gerir o património documental e museológico da CGTP-IN e promover iniciativas que fomentem o estudo, investigação, aprofundamento do conhecimento e a reflexão em torno da história do movimento operário e sindical. Irá funcionará, também, como um espaço multifuncional, com áreas destinadas a exposições permanentes e temporárias, conferências e iniciativas afins, bem como com a realização de eventos de natureza sindical e cultural, entre outros.

O espaço onde ficará localizado – a antiga “Fábrica de Cortiça L. MUNDET & Sons” (Fábrica da MUNDET) – tem forte ligação às raízes históricas do mundo do trabalho e sociais do Seixal, por via da actividade e intervenção do movimento operário ligado à indústria corticeira, nomeadamente pelos Sindicatos da Indústria Corticeira da CGTP-IN.

Esta iniciativa contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que visitará ao local.

Haverá um momento musical protagonizado por Luísa Amaro e Gonçalo Lopes e de seguida intervirão um ex-trabalhador da Mundet, a Interjovem, o Presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva e o Secretário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.

A convite da CGTP estará presente nesta iniciativa uma delegação da BASE-FUT.

 

Junta-te à BASE-FUT!