João Lourenço*
Depois do 1º. Plenário, fundador da BASE-F.U.T.em novembro de 1974, definiram-se diversas ações, pois precisava-se de ter ferramentas que proporcionassem os meios e motivações às pessoas para que respondessem ás causas propostas em cooperar com todos os Movimentos Sociais democráticos e ativos, especialmente com os Sindicatos. Estava em causa melhorar, informar e politizar todos os trabalhadores, aumentando a sua consciência para as lutas e acção dentro do quadro das organizações ligadas á política da esquerda e à sua participação no plano social e cultural.
Para isso era fundamental encontrar espaços físicos capazes de responderem aos desafios,nomeadamente uma sede e vivendo um momento revolucionário ocupou-se uma casa para sede Nacional na Rua de S. Bento nº.672, que foi rapidamente legalizada junto da proprietária. Foi a ferramenta principal para capacitar na prática o que estava aprovado no 1º. Plenário que deu origem no desenvolvimento quer dentro do quadro Internacional , Nacional, Sindical ,Cultural, Político e Social. Assim as regiões desenvolveram as actividades em sedes próprias e também se formaram Grupos de militantes ativos espalhados pelo país e na emigração.
Apoio de sede ao Sindicato do Serviço Doméstico, nos seus primeiros anos e na construção da Cooperativa do mesmo início em 1974. Também o apoio á Cooperativa ERA NOVA foi um marco muito importante, que nós tivemos pelos artistas da revolução do 25de Abril, como Zeca Afonso, Sérgio Godinho, e Fausto mais João Afonso que entre outros ensaiaram na nossa sede. Apoio ao Grupo de Dinamização Cultural da BASE-F.U.T., para a realização das suas das atividades de jovens, através do teatro amador e do cinema, visitas culturais, passeios e em debates temáticos.
De 1974 a 1978.O Grupo de jovens Malta, Maltinha, foi outro movimento na sede que deixou marcas altamente positivas dentro dos objetivos da BASE-F.U.T. com o princípio Liberdade, Trabalho e Amor.
Centro de Formação e Tempos Livres, grande realização da BASE-F.U.T. 1981, construção do equipamento. O Centro destina-se, para além dos membros da BASE-F.U.T. e é aberto a todos os trabalhadores aderentes ao projeto. O objetivo principal é a formação do meio popular em simultâneo para tempos livres e de lazer, formação profissional. Debates e Encontros, temas de Esclarecimento e Cultura, formação sindical e política social.
A 1ª. Conferência Pelo Socialismo Autogestionário 1978. Foi foi um debate a partir de experiências e exposições no sentido de desenvolver mais elementos de caracter e teor doutrinário e vivencial, vindos de diversos pontos do país.
A BASE-F.U.T. representou a Confederação Mundial do Trabalho (C.M.T.) em Portugal. Até à fusão da mesma com a Confederação Sindical Mundial. (C.S.I. ).
A BASE.F.U.T. Realizou com um impacto positivo e visibilidade, agregando outros Movimentos e Associações locais para aderiram às 3 Feiras Alternativas do Cidadão em lugares centrais de Lisboa. Com boa participação.
A Manifesta foi um importante evento de Associações locais e Regionais e que a BASE-F.U.T. aderiu e participou em vários dos eventos pelo país. Tem destaque a de Serpa em 1982 e a de Peniche.
Á Memória daqueles que já partiram que nos deixaram um legado inestimável concretizado pelo seu talento e militância histórica.
A nível do Sindicalismo, Cultura e Política:
Maria das Dores – (Sindicato dos Porteiros, Contínuos e Limpeza )
Julio Ribeiro – ( Sindicato dos Bancários do Porto)
Maria Emília Reis – ( Sindicato dos Têxteis e Vestuário Porto )
Alice Lampreia – ( Sindicato dos Professores e C.C.O. )
José Barreto Roque- Sindicato dos Metalúrgicos de Coimbra, União dos sindicatos de Coimbra, Cultura CCO, C.F.T.L.)
Vitoria Pinheiro – (Sindicato dos Correios e Telefones e CCO )
Idalete Alfaiate – ( Sindicato da Função Pública e CCO )
Trindade Candelária ( Função Pública e CCO )
Teresa Saraiva ( Política, Sindicato dos Professores, CCO )
Virgílio Ferreira ( Cultura, Sindicato dos Professores CCO )
José Eduardo ( Cultura, edições Base, )
Marreiros Mendonça ( Política, Cultura )
Helena Policarpo ( Apoio a Sindicatos, Cultura e Política, Jornalista, CCO )
Ivone Chinita ( Escritora, Cultura. CCO )
*Militante da BASE-FUT, sindicalista e membro do Grupo Economia e Sociedade