João Lourenço*
A partida de Giorgio Casula deixou um vazio sentimental como é sempre o de um ser humano, com um saudoso exemplo no acreditar que nunca abandonou a luta por uma sociedade mais justa e fraterna.Agora certamente nos faz refletir o quanto é difícil contribuir e aprofundar as muitas questões que hoje nos preocupam como é o caso da pobreza, do meio ambiente e em geral toda a sociedade que sem uma equitativa justiça, amiga e solidária cumpra de forma perfeita o crescimento e o desenvolvimento e seja verdadeiramente sustentável.
O Giorgio no seu percurso profissional e social contribuiu para uma nova formação e criação da sociedade mais justa e moderna. Responsável pela sustentabilidade e dos direitos já consagrados e divulgados através do seu saber também se mobilizou na luta sindical. Ajudou e desenvolveu o Departamento vocacionado da C.G.T.P.-IN para o Desenvolvimento Sustentável, Defesa dos Consumidores e da Economia Social.
O Giorgio demonstrou possuir um saber e um talento próprio para a organização das temáticas pertinentes nos muitos momentos em que esteve envolvido enquanto técnico e militante ativo de formação cristã em que participou. Demonstrou as suas causas perante as necessárias capacidades quer fossem no plano interno do país, quer fossem em cooperação com outras organizações, lutando e mobilizando para envolver os trabalhadores e os seus sindicatos. Sempre a sua ação foi no sentido da mobilização dos trabalhadores principalmente através da informação clara perante os seus direitos e as suas participações com as propostas apresentadas nestas situações no sentido de acautelar o futuro.
O seu contributo foi valioso como técnico, mas também como militante na ação da C.G,.T.P.-IN, demonstrado em trabalho junto com algumas estruturas sindicais, sensibilizando-as para que os trabalhadores fossem considerados em todas as dimensões de vida profissional, familiar e comunitária ( urbana ou rural) e defender todos os direitos e a melhoria da qualidade de vida enquanto trabalhadores mas também como consumidores e de cidadãos.
A ação concreta deste departamento foi apoiado entusiasticamente pelo Giorgio. Foi no quadro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da sensibilização sobre as mudanças climáticas, ambientais da economia ao serviço das populações, na justiça, no apoio aos empregos verdes, e a toda a Economia Social Solidária, no sentido sempre da melhoria das condições de vida de todos.
Aproveito para apresentar as nossas condolências a toda a família e um abraço de solidariedade!
Sindicalista,Dirigente da BASE-FUT