«A COP 28, apesar de desilusões e magros resultados, abriu uma estrada estreita e longa para a meta: parar o aquecimento global em 1,5 graus centígrados.
Os jovens activistas na frente, no lugar do ponto de viragem, gritam-nos: estamos à beira do abismo, paremos com a nossa loucura.»
Grupo informal «AMIGOS DE APRENDER» promovem no próximo dia 15 de janeiro pelas 21,00 horas,online uma conversa partilhada para debater este problema mundial!Daremos conta dos resultados da conversa partilhada.
DIZEM ELES:
«A lógica de ficar sensível ao problema, pouco é: se não tivermos a coragem de operar efectivas e radicais mudanças, o risco de dar um passo para abismo, é real.
Perto, como estamos, de romper os delicados equilíbrios conseguidos, os jovens activistas lutam para nos acordar. Se dentro de algum tempo, ultrapassarmos o limite do 1, 5 graus centígrados e atingirmos o ponto crítico de 3 graus, ninguém sabe o que acontecerá.
Ver a situação repartida em problemas ambientais, isolados um a um, é uma ilusão, pois estão todos inteligados, e só uma coisa há a fazer: acordar do sono profundo de deixar arder o planeta, aqui, ali, além, e dizer – o último que feche a porta.
Estamos embarcados todos numa jangada, esquecidos da proposta antiga: Nenhuma terra será vendida definitivamente. Vós sois apenas estrageiros e meus hóspedes.
Os grandes senhores do petróleo e do gaz, os fazedores das guerras apoderaram-se do poder, a nível mundial, e dominam tudo e todos – grupos, comunidades, culturas, países.
Poque não seguimos o caminho do sol que nasce para todos, a todos aquece?
Ao olhar a natureza, a floresta, o mar, prestando atenção ao seu modo de existir e de se repartir, nasce em nós uma visão nova»