«A pandemia mostrou-nos com toda a clareza que são necessárias mudanças sociais. Exigiremos estas mudanças e contribuiremos nós próprios para a solidariedade e a justiça. Como cristãos e como movimentos de trabalhadores cristãos, queremos contribuir para um mundo diferente e melhor. Estamos empenhados em tornar estas exigências uma realidade:»concluiram os participantes do seminário internacional promovido pelo Movimento Europeu de Trabalhadores Cristãos que teve lugar em Alfragide,Lisboa, de 23 a 25 deste mês, subordinado ao tema «O impacto da pandemia do coronavirus no emprego e nas questões sociais»
O comunicado final dos organizadores afirma ainda que «A nossa solidariedade concretiza-se no nosso compromisso para com os trabalhadores, especialmente aqueles que são particularmente vulneráveis. Apoiamos projetos concretos de solidariedade e propomo-nos continuar a reforçá-los.
Facilitamos e organizamos a educação (formação e educação popular) e o empoderamento, a nível pessoal e coletivo, para a emancipação e autonomia.Promovemos o diálogo entre a igreja e a classe trabalhadora. Chamamos a atenção da igreja para as condições de trabalho e exigimos um posicionamento em termos de dignidade humana.Moldamos ativamente a mudança política e participamos do debate político.
Para o efeito, entramos em diálogo com outras organizações e com elas trabalhamos para a mudança.Assumimos o desafio que a crise climática representa para nós. Isto inclui refletir sobre ela na sua ligação com as questões sociais e trazer uma posição informada aos debates sociais com base nas nossas convicções.
Exigimos uma lei e as diligências devidas (lei da cadeia de abastecimento) ao nível da UE que melhore efetivamente as condições de trabalho e a responsabilidade ambiental nas cadeias de abastecimento.
Localmente, onde trabalhamos, estamos atentos às injustiças estruturais globais. Acreditamos que todos podem contribuir para a mudança social de que necessitamos. Mesmo quando as coisas são difíceis – não perdemos a esperança. A esperança é ousada.»
O Movimento Europeu dos Trabalhadores Cristãos congrega os movimentos nacionais de trabalhadores cristãos de vários países europeus e também reuniu a sua Assembleia Geral em Portugal no passado fim de semana elegendo novamente Olinda Marques como uma das copresidentes. O nosso desejo de um frutuoso trabalho!