«Intensificar a defesa da dignificação do trabalho humano e mudar os critérios de consumo e de estilos de vida para responder aos desafios das alterações climáticas, são algumas das conclusões do XVIII Congresso Nacional da LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristão, que se realizou no Luso, nos dias 10 e 11 de junho de 2022, e que contou com a presença de cerca de 150 participantes, entre militantes e convidados de varias organizações nacionais e internacionais.
Registamos a presença de delegações dos nossos movimentos congéneres; HOAC de Espanha e KAB da Alemanha; do MTCE – Movimentos Trabalhadores Cristãos da Europa; da JOC, do MAAC, da Pastoral Operária, da Base-Fut, da Confederação Portuguesa de Voluntariado e da CGTP-IN.»
No Congresso houve um tempo de reflexão e de debate proporcionado pelas intervenções de Francisco Ferreira, da ZERO, de José João Rodrigues da ANIMAR e de José Duarte da LOC/MTC, que mostraram quão premente e necessário são os compromissos com as alterações climáticas, que devem ser bem significativos. Francisco Ferreira referiu que todas as oportunidades devem ser aproveitadas para falar e agir a favor da sustentabilidade do planeta e que é fundamental que a defesa do trabalho digno se materialize também na sustentabilidade ambiental. E tornou presente que o desenvolvimento sustentável se atingirá com as Pessoas, erradicando a pobreza e a fome, garantindo a dignidade e igualdade; com o Planeta, protegendo os recursos naturais para as futuras gerações; com a Prosperidade, garantindo vidas prosperas e plenas em harmonia com a natureza; com as Parcerias, na implementação de agendas globais sólidas; com a Paz, na promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas.
Dos três oradores ficou bem saliente o desafio do compromisso das pessoas com esta causa de cuidar da Casa Comum. Precisamos de cidadãs e cidadãos mais atentos, conhecedores, conscientes e interventivos na vida política, social e ambiental para que seja possível inverter as previsíveis crises e devastações ambientais. Como conclusão ficou a mensagem bem real de que somos nós que precisamos do planeta para viver e não o planeta a precisar de nós.
No Congresso foram eleitos para a coordenação nacional do próximo triénio: Américo Monteiro Oliveira como coordenador nacional e Fátima Pinto como vice-coordenadora.
A LOC/MTC é uma Organização especializada da Ação Católica que tem como objectivo central a «evangelização do mundo do trabalho», através de uma metodologia própria o «Ver, Julgar e agir», inspirados nos valores evangélicos , tendo como referência a Doutrina Social da Igreja, as ciências sociais,a história do movimento operário e a experiência e ação concreta, individual e colectiva dos trabalhadores.-
Na ditadura, e depois em democracia, a LOC desenvolveu uma intensa actividade social e formou numerosos líderes sindicais, sociais e culturais, apesar do pouco apoio que tiveram do clero e, inclusive, dos bispos portugueses comparativamente com o apoio dado, por exemplo, à estrutura caritativa e paroquial,a Fátima e à Universidade Católica.