«O aumento dos salários e pensões é uma emergência nacional! Não aceitamos mais este ataque aos salários e pensões, aos direitos e às condições de vida!»-diz a CGTP em comunicado.
A CGTP-IN convocou uma ACÇÃO DE LUTA NACIONAL, sob o lema PELO AUMENTO DOS SALÁRIOS E PENSÕES! | CONTRA O AUMENTO DO CUSTO DE VIDA E O ATAQUE AOS DIREITOS! que se iniciou no dia 27 de Maio com uma concentração na Assembleia da República e se desenvolve ao longo do mês de Junho, com concentrações, desfiles e manifestações, plenários com saída à rua, acções nas associações patronais e um conjunto de greves.
O enorme aumento de preços de bens e serviços essenciais exige medidas que ponham travão à especulação que caracteriza muitas destas subidas. A Central Sindical exige, no imediato, «que o poder de compra dos trabalhadores, reformados e pensionistas seja aumentado, repondo, antes de mais, o que lhes foi roubado nestes primeiros meses do ano por via da especulação e transferido directamente para os bolsos do capital.»
Por seu lado a UGT tem referido em vários momentos a necessidade de aumentar os salários médios, mas espera por reuniões na concertação social e pelo debate sobre um eventual acordo de rendimentos.