Fundação João XXIII apoia caminheiros e peregrinos

A Casa do Oeste /Fundação João XIII, situada na Lourinhã, é uma entidade histórica com mais de meio século,ligada á Ação Católica Rural.Desempenhou e desempenha um trabalho de informação e formação de líderes do meio rural ,tendo como base os valores do cristianismo.Nos últimos tempos tem também animado e apoiado uma intensa solidariedade com populações da Guiné-Bissau.

Tendo em conta esta actividade  e história da Casa do Oeste pedimos a um dos seus responsáveis, o António Ludovino, para nos informar sobre uma das suas últimas iniciativas, o apoio a caminheiros e peregrinos .

«Um dos projetos previstos no Plano de Atividades da Fundação para 2022 tem algo de inovador e de contemporaneidade.

Com efeito, tem vindo a crescer, por todo o lado, o número de pessoas a realizar, regularmente, atividades ao ar livre, desde a simples caminhada curta até percursos de longas distâncias, com os mais diversos motivos.

O projeto agora lançado pela Casa do Oeste visa implementar um conjunto de atividades que têm a ver com usufruição correta e respeitosa da natureza, a prática de uma atividade física adequada a cada individuo, tendo em conta as condições necessárias para o fazer de uma forma saudável, com fornecimento de informação e formação técnica e ainda o proporcionar de condições de acolhimento e de apoio, a peregrinos e caminheiros.

A Lourinhã, à semelhança de tantas outras localidades no país e devido à sua localização junto ao mar, recebeu, ao longo dos tempos, muitos peregrinos vindos da Europa e de outras partes do mundo e terá feito parte de uma das rotas que os peregrinos utilizavam para alcançarem Santiago de Compostela. Hoje continua a ser uma opção de percurso dos peregrinos que se dirigem quer para Santiago quer para Fátima.

A Casa do Oeste pode, assim, possibilitar o apoio e pernoita aos Peregrinos (como albergue oficial) pois tem excelentes condições para isso.

Mais… pretende-se pôr ao serviço de peregrinos e caminheiros o conhecimento e a experiência  de caminhar de mochila, pelos campos e sem carro de apoio, pois acredita-se que, desta maneira, Deus se manifesta de uma forma mais concreta no Caminho de cada um.

 

Em conclusão, o projeto contempla: pernoita, fornecimento de refeições ou utilização de cozinha e ações de formação a grupos, em áreas como: segurança, o que levar na mochila, alimentação, caminhos a escolher, onde pernoitar,  comunicações, primeiros socorros, interação com o meio ambiente, etc.

Para já, iniciaram-se as caminhadas regulares (normalmente uma manhã a terminar com almoço) para reconhecimento da região, com incidência nos aspetos económicos, sociais, ecológicos e culturais.

A Ludovino

 

Nota:

Apoio à Fundação João XXIII / Casa do Oeste através da consignação de 0,5% do teu IRS no ano passado:  inserir o número de contribuinte da Fundação – NIF 502683430, no campo 11 da folha de rosto da tua declaração de IRS, escolhendo como entidade beneficiária o código 1101.

 

Junta-te à BASE-FUT!