MARIA DA CONCEIÇÃO MOITA-exemplo de lutadora cristã

com Sem comentários

Fernando Abreu *

Foi com sentida consternação que recebemos a notícia da morte da Maria da Conceição Moita, a XÃO, como era tratada pelos amigos.

Muitos dos fundadores, dirigentes e militantes da Base-FUT tinham pela Xexão uma merecida Amizade e um enorme reconhecimento pela sua sofrida luta antifascista.

Mulher lutadora, envolveu-se nos grupos de cristãos contra a guerra colonial, apoiou, sem armas, as Brigadas Revolucionárias, o que, como ela afirmava, fazia em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo e de pertença à Igreja Católica, pelo que também, por coerência, participou nas movimentações de denúncia do comprometimento da Hierarquia da Igreja com o regime totalitário de Salazar/ Caetano, atividades estas que motivaram a sua prisão e tortura pela PIDE/DGS em 1973, só tendo sido libertada da prisão de Caxias após o 25 de Abril.

A Base-FUT, recorda-a, também, por te sido com o seu apoio financeiro que Edições BASE, sob a sigla BASE, publicou, ainda sob o regime fascista, o primeiro livro: LIBERTAR O POVO e do qual assumiu a Coordenação (isto é, a responsabilidade política) da sua publicação, livro que a PIDE tentou, sem êxito, apreender.

O Livro que reproduz os Diálogos tidos no Encontro de António Fragoso, Bispo de Cratéus (Brasil), da linha dos Bispos da Teologia da Libertação, com Animadores do Centro de Cultura Operária e dos Movimentos da Ação Católica Operária alguns dos quais, à data, membros do clandestino Movimento BASE e que cuja realização foi proporcionado pela Xexão.

Após o 25 de Abril, foi visitante assídua da Sede do nosso Movimento que lhe disponibilizou uma sala para a Redação do jornal “LIBERTAR” em cuja criação participou e que dirigia, um mensário que tinha por objetivo contribuir para que Comunidades Cristãs aderissem aos objetivos principais do 25 de Abril: pela Liberdade, Paz, Justiça e Fraternidade.

À Família, as nossas sentidas condolências, na esperança de que o Testemunho da Sua Vida furtifique.

*Fundador e Ex -Coordenador Nacional da BASE-FUT

 

 

Junta-te à BASE-FUT!