A digitalização e o stresse no local de trabalho no quadro do diálogo social é o tema do seminário internacional a ter lugar de 18 a 21 de fevereiro em Herzogenrath e promovido pela Organização alemã Nell-Breuning-House com o apoio dos sindicatos cristãos belgas, o EZA e a Comissão Europeia.
O debate vai aprofundar as causas e consequências sociais, nomeadamente para a saúde dos trabalhadores, das novas formas de trabalho onde predomina a digitalização.Serão debatidas propostas e recomendações para a ação sindical, as experiências e boas práticas existentes.A BASE-FUT, através do seu Centro de Formação, o CFTL, participará com uma comunicação sobre o impacto da digitalização na saúde dos trabalhadores.
Os diversos estudos que, entretanto, se publicaram em particular ao nível de centros sindicais apontam par a necessidade das organizações de trabalhadores participarem activamente, tanto a nível nacional como internacional, nos forum onde se debate esta temática exigindo uma transição justa, ou seja,evitando as desigualdades sociais, maior precariedade, doença profissional e injustiça salarial.
Esta temática já tem sido abordada no âmbito do EZA em alguns seminários,dando inclusive lugar a um caderno sobre o tema. Por sua vez o ETUI, Instituto Sindical Europeu, tem produzido excelentes estudos numa perspectiva sindical.