O EZA – Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores realizou no passado dia 28 e 29 de Novembro o Seminário de Inicio e no dia 30 a sua Assembleia-Geral, em Aachen, Alemanha. O Centro de Formação e Tempos Livres ( CFTL) fez-se representar pelo seu Presidente, Paulo Caetano e pelo Director de Gestão e Finanças e também Vogal do Conselho de Administração do EZA, João Paulo Branco.
As temáticas deste ano, não poderiam ser mais importantes e relevantes para o futuro dos trabalhadores e, de maneira geral, para nossa sociedade, nomeadamente, como podemos projectar a transição ecológica e social para a gerações vindouras. Para discutir o tema, o EZA e o Centro Nell-Breuning-Haus (NBH) convidaram entidades, membros e organizações de trabalhadores, com destaque para o Chefe da Unidade de Missão, da Direcção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão e do responsável de Políticas da Direcção-Geral da Investigação e da Inovação, ambos da Comissão Europeia. Esteve presente, também, o Director-Geral Adjunto da OIT – Organização Internacional do Trabalho e a Confederação Geral dos Sindicatos Cristãos Europeus.
Estiveram presentes mais de 100 participantes no Seminário de Inicio e na Assembleia Geral, onde o principal foco desta foi a apresentação e aprovação do programa de formação e educacional do EZA para o biénio 2020/2021. Do programa de formação e educacional aprovado consta um Seminário Internacional que o CFTL irá levar a cabo em Fevereiro de 2021, subordinado ao tema: “Pelo trabalho digno numa economia social e ambientalmente sustentável”.
O EZA – Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores é uma rede europeia constituída por 73 membros (Centros de Formação e também alguns Sindicatos) dos quais o CFTL – Centro de Formação e Tempos Livres é membro desde 1994.