EZA publica resultados dos debates sobre migrantes e refugiados na Europa

 

O Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (EZA) publicou em português o relatório«Integração dos migrantes e refugiados no mercado de trabalho: o papel das organizações de trabalhadores» da autoria da portuguesa Maria Reina Martin da FIDESTRA.

«O relatório aqui apresentado resume os resultados de uma série de seminários relativos ao tema „Integração de migrantes e refugiados no mercado de trabalho – o papel das organizações de trabalhadores“, realizados no ano de formação de 2017/2018 e organizados pelo Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (EZA) com a participação de seis dos seus centros membros. Esclarece que a migração laboral e a fuga têm causas específicas e exigem políticas diferentes e medidas e diretivas sociais diferenciais.

A integração no mercado de trabalho é um pré-requisito fundamental para uma integração social bem-sucedida nos países de destino. Em particular, o relatório realça que a migração não é apenas um desafio, mas também uma oportunidade cultural e social para a Europa e que a integração bem-sucedida requer o esforço máximo de todas as partes interessadas – os residentes e os migrantes. Esta constatação é a base de um apelo urgente por uma política de imigração europeia integradora e inclusiva. Do ponto de vista cristão social, gostaríamos de salientar que os trabalhadores migrantes e os refugiados não devem ser considerados como meros números, mas sim seres humanos…»Ver relatório

Junta-te à BASE-FUT!