Novo Ano, novos desafios!

com Sem comentários

 

Paulo Caetano*

Está aí mais um ano e com ele novos desafios e novos sonhos a poderem concretizar-se. Todos necessitamos de estímulos para nos podermos lançar em novos projectos e aventuras.

O ano de 2019 é particularmente importante na vida de qualquer português atento, pois para além de outras lutas individuais e colectivas, realizam-se 3 actos eleitorais: Europeias,Regionais da Madeira e Legislativas, que requerem, como sempre, atenção e participação, no sentido de fazermos as melhores escolhas.

A BASE-FUT enquanto plataforma de animadores sociais, estará particularmente atenta à evolução da sociedade, defendendo a nossa cultura e civilização, capaz de criar diálogos, fazer a paz e aproximar as populações. Para tal, temos de defender mais e melhor saúde e educação, uma justiça mais célere, maior coesão social e territorial, onde seja diminuído o fosso das desigualdades.

Temos em 2019 a oportunidade, de mais uma vez, aplicar a nossa matriz de identidade, salientando os nossos princípios, acreditamos nas pessoas, no respeito da sua dignidade, das suas diferenças, dos seus direitos pessoais, políticos e sociais. A BASE-FUT que sempre lutou pela democracia e defendeu o Estado Social, aceita o desafio de participar na construção dos processos da solidariedade e da paz, bem como da luta por causas de fortalecimento dos mecanismos de diálogo social e do alargamento dos direitos dos trabalhadores para o aprofundamento da democracia.

Apesar de ser ano de eleições, devemos ter a capacidade de nos unirmos no essencial, em clima de estabilidade social e política, transmitindo confiança, profissionalismo, responsabilidade e proximidade àqueles que devem ter um papel activo de nos representar.

Por fim, dizer que a BASE-FUT em 2019 irá contribuir, em articulação com outras organizações de trabalhadores e outros movimentos sociais, para a implementação uma agenda política a nível nacional e europeu em matérias sociais, económicas e ambientais, no sentido da construção de um modelo de desenvolvimento económico e social mais sustentável.

Com esperança e confiança, desejo um feliz e bem sucedido ano de 209 para todos!

*Paulo Caetano é dirigente nacional da BASE-FUT

Junta-te à BASE-FUT!