Por Avelino Pinto
Os AMIGOS DE APRENDER, no passado dia 8 de Novembro ficaram ao corrente de projectos de desenvolvimento em S. Tomé e Príncipe (país com 200 mil habitantes, 65% no tecido urbano e 35% no campo), onde alguns foram em tempo de férias e de voluntariado. O António e Manuela Ludovino e a Isabel Viana contaram o que viram.
Em plena campanha eleitoral com uma movimentação forte dos diversos partidos e coligações, deu para perceber, que a vida e o desenvolvimento continua, mormente nas roças em reconstrução, para contentamento das pessoas que conseguem emprego e melhorar a sua vida, apesar das muitas dificuldades e contrariedades. Presentemente, ainda não há resultados definitivos das eleições devido à contagem dos votos por concluir.
Na Roça do Tio Dias, com um projecto inclusivo que responde a necessidades alimentares básicas, e nas Roças Agostinho Neto, Roça Bombaím, Roça do Café, Roça onde nasceu Almada Negreiros – em tempos cada uma delas com zona residencial (para donos, capatazes,.e trabalhadores), hospital, escola, igreja (e uma com caminho de ferro de 14 klm para transportar o café), a reconstrução e modernização seguem, dia a dia, para conseguir a sustentabilidade urgente.
O QUE É O PDIL-um verdadeiro oásis em Lembá – Neves
O Projecto para o Desenvolvimento Integrado de Lembá (PDIL) é uma resposta aos inúmeros problemas sociais do distrito de Lembá, mormente crianças e idosos desfavorecidos, e famílias desestruturadas. A Irmã Lúcia (Servas a Sagrda Família) é a grande dinamizadora das actividades.
O PDIL com as vertentes Educativa, Apoio Social, Emprego e Formação, envolve 1.200 crianças e 250 idosos, confecciona cerca de 2.000 refeições diárias, empregando 150 pessoas.
Pode ser replicado em outras áreas e distritos de São Tomé, haja vontade, coragem e trabalho.
Missão – Educar e alimentar as crianças desfavorecidas. Alimentar e cuidar da saúde de idosos carenciados. Formar e capacitar jovens para um trabalho digno e sustentável.
Visão – Um distrito de Lembá mais justo e solidário com famílias mais estruturadas e com rendimento para disporem de uma melhor qualidade de vida.
– Novo site – www.pdilemba.com