A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Iniciativas dos «AMIGOS DE APRENDER»

Setembro 13, 2018 @ 8:00 am - 5:00 pm

Entrados em Agosto, enviamos esta mensagem – não há férias de amigos, para os amigos – a relembrar os meses que passaram e a preparar o futuro.

Os AMIGOS DE APEENDER, na esteira de Lewin e da sua proposta de “action – research”,  continuaram a dinâmica do aprofundamento reflexivo e a prática de descoberta da realidade do pais e das comunidades, intervindo nelas.

  1. Os Encontros Abertos foram momentos de debate acerca das questões do dia – da energia verde à saúde, da floresta à economia solidária, e neste ano com visitas guiadas ao Ouro Branco da Madeira (Museu Nacional d e Arte Antiga), à Casado Bicos, e ao Museu do Aljube. Vamos continuar por Évora e Setúbal.
  2. A Economia Solidária constitui para nós um espaço de mudança de perspectiva, sabendo que com as experiências do terreno alargamos nossa compreensão da realidade, que é movente, das possibilidades que já estão em acto, e ganhamos um novo modo de vida, face à sociedade assente em moldes que o capital impõe, onde manda, subjuga, corrompe e aniquila.

– Em Novembo de 2014 participámos no Encontro de Chãos que foi um descobrir da teoria (com J. B Laville, Pedro Estivil e outros ) e uma certeza que “si puede, si puede” mudar, afirmou Steve Ritz (professor do secundário, na Broklin, N. Iorque).

– Em Maio de 2015, Abril de 2017, Maio de 2018, na Casa do Oeste, nos Encontros de Economia Solidária, mais de 50 participantes em cada, activos e dispostos a ir por caminho diferente, partilharam saberes, interrogações, propostas de acção.

– Em Outuro de 2015, mais de 20 amigos fomos recebidos e participámos na IV

Feira de Economia Solidária da Catalunha, uma outra forma de ser, fazer, agir.

  1. Cuidar da Floresta (que) a Floresta cuida de Nós – foi uma resposta pequena, bem sabemos, à enorme questão dos incêncios, incúria, impotência, no nosso País. Além da mensagem ao senhor Presidente da República, fomos às aldeias de Pousada (Figueiró dos Vinhos), Mata (Castanheira de Pera) e Carvoiro (Mação) levar e plantar oliveiras.

 

Futuro próximo – Propostas para Setembro de 2018 . Toma nota.

 – a 13, quinta-feira – Encontro Aberto, para o qual pedimos sugestões.

 –  Na Terra Chã – Chã –  Alcobertas / Rio Maior –“Fim-de-semana no baldio”.

  • 6ª feira jantar e conversa sobre os baldios e a sua história (Luis Ferreira).
  • Sábadopercurso com o rebanho de cabras pelos baldios da Serra dos Candeeiros. .Piquenique na serra e visita a locais de interesse cultural, como as pegadas de dinossauro do Vale dos Meios, praia Jurássica, ou Algar do Pena.
  • Domingo de manhã – pequeno-almoço, síntese do fim de semana, almoço, partida…

** Podes participar apenas nalguns dias.

Voltamos nos fins de Agosto, para acertar com os amigos que se inscreverem.

A Equipa

  1. Ludovino, Anne Marie, Avelino, Carlos Branco, Xico Duarte, Olegário, São Ramos, Pinto Amaro.

Detalhes

Data:
Setembro 13, 2018
Hora:
8:00 am - 5:00 pm

Junta-te à BASE-FUT!