O “Aquarius” é um triste sintoma na UE!

O que actualmente se passa  com o navio “Aquarius” é arrepiante! São 629 pessoas, incluindo onze bebés e sete grávidas, no mar à espera de um porto de abrigo na UE! Centenas de pessoas que fogem da guerra e da fome e querem um pouco de aconchego e de paz! Itália e Malta recusam a entrada desta gente enquanto, felizmente, a Espanha se prepara para os receber! Ainda bem! Um gesto humanitário como se impõe, claro! Todavia,o gesto de Salvini, também tem um significado político que deve ser lido pela União Europeia.

A UE que foi, e ainda é, tão dura para com os países intervencionados pela Troika, exigindo uma austeridade que chega a ser anti-humana para a maioria do povo grego e português, é fraca e ambígua relativamente aos valores fundamentais da Europa, nomeadamente da democracia em alguns países e o acolhimento dos imigrantes e refugiados expulsos e não tolerados!

O “Aquarius” é hoje o símbolo do nosso descontentamento, da incapacidade da UE em definir uma política comum sobre matéria tão decisiva para o nosso futuro comum! Esperamos e exigimos que os responsáveis políticos da UE não se demitam das suas responsabilidades e afirmem com políticas concretas os valores humanistas da solidariedade, justiça e fraternidade!

Junta-te à BASE-FUT!