URZE-uma semente que ganhou raízes

com Sem comentários

 

José Manuel Duarte*

URZE – uma semente, uma proposta que ganhou raízes e agora completa 20 anos de trabalhos e projectos realizados ao serviço da floresta nos concelhos de Gouveia e Seia.

Nas reuniões comunitárias então promovidas nas freguesias do concelho de Gouveia e abrangidas pelo projecto desenvolvido pela associação GAF- Grupo Aprender em Festa, no âmbito do Programa INTEGRAR, nos anos de 1996 a 1999, propunha-se a discussão sobre “O que fazia falta naquela comunidade e, por outro lado, sobre o que consideravam recursos endógenos e potencialidades para dar resposta aos problemas e necessidades locais”.

É neste contexto que, enquanto membro a equipa técnica daquele projecto, com responsabilidade nas reuniões comunitárias e na área do associativismo, vou constatando a adesão à ideia de uma associação de produtores florestais… O bom acolhimento também na equipa técnica e por parte da direcção do GAF favoreceu as boas vontades de um conjunto de voluntários para colaborar no processo e também elaborar proposta de estatutos, entre os quais do médico Dr. Luís Osório, homem generoso e de alma grande, que viria a ser o primeiro presidente da Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela.

A “semente” da criação da URZE, da qual também sou sócio fundador, ganhou raízes, tem dado bons frutos e é pública e oficialmente reconhecida. Completou agora 20 anos de trabalhos e projectos executados, também com equipas de sapadores e engenheiros florestais. O que não significa ausência de dificuldades e muita dedicação voluntária dos seus dirigentes… A sessão comemorativa dia 6 de Agosto, na sala da Biblioteca Virgílio Ferreira, contou com a presença de uma parte dos 1400 associados, a participação de presidentes de Câmara, de responsáveis do ICNF e do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Regional.

Para mim foi um privilégio, como técnico de desenvolvimento local, trabalhar com o GAF, cujo primeiro impulsionador e presidente – António Cardoso Ferreira, médico de Saúde Pública – é um cidadão excepcional e sempre empenhado com o bem dos outros!

O Grupo Aprender em Festa (associação que teve origem em “Festas Comunitárias” no concelho de Gouveia nos anos 80)  tinha acabado de assumir o desenvolvimento do referido projecto com o curioso título “Sair do Beco” e fui seleccionado para a respectiva equipa técnica no final de 1996. O facto de conhecer o concelho de Gouveia – onde nasci e vivi até vestir a farda militar e ir para a guerra colonial – e a experiência de outros projectos, constituiu uma mais valia colocada ao serviço das múltiplas actividades, acções e projectos do GAF, entre 1996 e 2004.

 

Covilhã, Agosto de 2019

José Manuel F. Duarte

Junta-te à BASE-FUT!