Presos na China por defenderem direitos dos trabalhadores

com Sem comentários

Segundo o jornal espanhol  «El País»uma dezena de jovens estudantes chineses foram presos pelas autoridades por terem participado em actos públicos de defesa dos direitos dos trabalhadores.Pelo menos nove activistas-cinco estudantes da Universidade de Pekin e outros em Xangai e Cantão- foram detidos na passada sexta feira segundo denúncia do chamado Grupo de Solidariedade com os Trabalhadores de Jasic , uma fábrica de máquinas.Outros três jovens seriam presos no domingo na cidade de Wuhan no centro do país.

Segundo o mesmo jornal cerca de 40 estudantes da Universidade de Pequim e de outras escolas teriam sido presas no passado verão após participação em actos de apoio a trabalhadores. Algumas prisões foram efectuadas em julho depois de semanas de protestos contra o que descreviam como «um tratamento de escravos».

Recentemente os estudantes protestaram também contra as condições laborais em fábricas que fornecem componentes para a multinacional Apple e solidarizaram-se também com os mineiros que exigiam compensações por doenças profissionais.

Tudo indica que o governo chinês continua apostado em não permitir qualquer protesto fora das manifestações oficiais.

Junta-te à BASE-FUT!