No Brasil estão em causa a democracia e os direitos dos trabalhadores

com Sem comentários

Nota da Comissão Executiva Nacional da BASE-FUT-«As eleições do próximo domingo no Brasil são um momento crítico para a democracia brasileira e o seu desfecho pode ter repercussões globais. Estas eleições decorrem num ambiente alarmante, em que se tornou não só aceitável como normal a expressão aberta do racismo, da misoginia e do ódio de classe. Este clima, alimentado por uma campanha de desinformação sem precedentes nos media tradicionais e nas redes socais, tornou a vitória de um candidato fascista, Jair Bolsonaro, numa possibilidade real.

Para lá do ódio, o que Bolsonaro apresenta ao eleitorado é uma agenda política centrada no desmantelamento feroz das políticas sociais, na supressão dos direitos e liberdades políticas cívicas dos brasileiros – com a liberdade de organização sindical à cabeça – e na desregulação e intensificação da exploração dos recursos naturais do Brasil.

Uma eventual vitória de Bolsonaro representará um retrocesso social e político desastroso para o Brasil, não restando dúvidas de que as suas principais vítimas serão os trabalhadores mais pobres e todos os brasileiros – em particular sindicalistas e ativistas – que lutam por atenuar as profundas desigualdades que continuam a atravessar a sociedade brasileira. Mas será igualmente um incentivo ao ressurgimento na América Latina e no mundo inteiro de soluções autoritárias e conservadoras.

A BASE-FUT está assim solidária com as organizações de trabalhadores do Brasil neste momento da máxima gravidade e apela à sua união em torno do candidato do Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad. Lembramos que durante as presidências de Lula da Silva e de Dilma Rousseff se verificou não apenas um crescimento notável da economia brasileira mas também a implementação sistemática de políticas sociais e de educação que ajudaram a tirar milhões de brasileiros da pobreza. Quaisquer que tenham sido as falhas do PT entre 2003 e 2016, não justificam certamente o risco do regresso do fascismo ao Brasil.»

Lisboa, 23 de outubro de 2018

A Comissão Executiva Nacional da BASE-FUT

Junta-te à BASE-FUT!