Desemprego e autoritarismo preocupam BASE-FUT

com Sem comentários

Valorizar os salários e derrotar o autoritarismo.A Comissão Executiva Nacional da BASE-FUT reuniu hoje, dia 26 de setembro em Lisboa para análise da situação social e política, bem como para planificar a sua actividade a nível nacional.

Sob ponto de vista social a principal preocupação vai para as consequências da situação pandémica, nomeadamente a subida do desemprego e a perda de rendimentos dos trabalhadores.No crescimento do desemprego os jovens e as mulheres são os mais afectados e exigem medidas adicionais de prevenção e apoio.Tendo em conta que a situação social se poderá agravar nos próximos meses é necessário que o governo tenha mais em conta a intervenção e opinião das organizações dos trabalhadores na elaboração de medidas que afectem quem trabalha como é o caso de horários de trabalho, segurança e saúde no trabalho e valorização dos salários. Neste contexto é fundamental o aumento do salário mínimo como medida de dinamização da economia e de dignidade de quem trabalha.

Sob ponto de vista político a Comissão Executiva Nacional fez uma primeira análise aos candidatos a Presidente da República e considera que o primeiro objectivo nestas eleições é eleger um candidato democrata e derrotar de forma concludente o candidato do autoritarismo e da extrema direita logo na primeira volta.

Ao nível das actividades para os próximos tempos, e tendo em conta o quadro da pandemia, a BASE-FUT marcou o seu Congresso Nacional para 6 e 7 de novembro de 2021 na cidade do Porto e a celebração do seu 46º aniversário para o dia 7 de novembro próximo em Coimbra.

A Comissão Executiva decidiu também felicitar a CGTP que comemorá o seu 50º Aniversário no próximo dia 1 de outubro.

Junta-te à BASE-FUT!